Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em ACEITAR, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Modelo de Inicial. Divórcio Consensual. Sem Bens. Sem Filhos | Adv.Rogério

RS

Rogério Cesar de Lima Souza

Advogado Especialista

17 Visualizações

Resumo

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA $[processo_vara] VARA DE FAMÍLIA DO FORUM REGIONAL DE $[processo_comarca] - $[processo_uf]

 

 

 

 

 

 

 

 

$[parte_autor_qualificacao_completa], vem à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado abaixo assinado, procurações anexa, proporem a presente ação, com base nos artigos 24 e seguintes, da Lei nº 6.515/77, e nos artigos 1.571 e seguintes, do diploma civil, com base nos fatos e fundamentos a seguir aduzidos

 

AÇÃO DE DIVÓRCIO DIRETO CONSENSUAL

 

I – DA ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA

 

Inicialmente, necessário destacar que os requerentes declaram não possuírem, no momento, condições financeiras para arcarem com as despesas processuais e os honorários advocatícios sem prejuízo do seu próprio sustento ou da sua família.

 

Desta feita, requer o consentimento dos benefícios da Justiça Gratuita, nos termos do artigo 98 do Código de Processo Civil, garantindo-lhe, deste modo, o efetivo acesso à justiça. (Comprovação anexo)

 

II – DOS FATOS

 

Os requerentes são casados civilmente, sob o regime de comunhão parcial de bens, desde 23 de fevereiro de 2022, conforme cópia da certidão de casamento em anexo.

 

Durante a constância do matrimônio não lhe foram concebidos filhos, bem como não foram constituídos bens materiais.

 

Os requerentes manifestam a vontade livre e consciente pela dissolução da sociedade conjugal, sendo inviável a reconciliação, o que enseja a presente ação.

 

III. DOS FUNDAMENTOS JURÍDICOS

 

Os cônjuges pretendem, por mútuo consentimento, dissolver a sociedade conjugal, através do DIVÓRCIO DIRETO CONSENSUAL previsto tanto na Lei nº 6.515/77, quanto no art. 226, § 6º, da Carta Magna, este último dispondo sobre a dissolubilidade do casamento civil pelo divórcio, sem a necessidade de comprovação do lapso temporal da separação.

 

Quanto aos ALIMENTOS, esse direito decorre do poder familiar e do grau de parentesco, conforme disposto no art. 1.694, Código Civil, in verbis:

 

"Art. 1.694. Podem os parentes, os cônjuges…

DIVÓRCIO CONSENSUAL

Modelo de Inicial