Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em ACEITAR, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Modelo de Recurso Inominado. Ação de Obrigação de Fazer. Danos Morais. Atraso no Pagamento. Culpa Exclusiva do Recorrido | Adv.Fernanda

FS

Fernanda Nunes de Souza

Advogado Especialista

176 Visualizações

Resumo

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO $[processo_vara] JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE $[processo_comarca]/$[processo_uf].

 

 

 

 

 

PROCESSO: $[processo_numero_cnj]

PARTE: $[parte_autor_nome_completo]

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo], já qualificada nos autos, por seu procurador infra-assinado, com escritório situado à rua $[advogado_endereco], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, tempestivamente, com base no art. 41 e seguintes da Lei 9.099/95, interpor

 

RECURSO INOMINADO

 

em face da r.sentença de 1º grau, que julgou improcedente os pedidos da Ação de Obrigação de Fazer c/c Danos Morais com Pedido de Tutela Antecipada de Urgência, com suas razões em anexo, requerendo que as mesmas sejam remetidas à Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis, requerendo ainda o deferimento da Gratuidade de Justiça, tendo em vista que a autora não possui condições de arcar com as custas do processo sem prejuízo de seu próprio sustento e de sua família. 

 

Nestes termos,

Pede deferimento.

 

 

$[advogado_cidade] $[geral_data_extenso],

 

$[advogado_assinatura]

 

 

EGRÉGIA TURMA RECURSAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS DO ESTADO DE $[processo_estado].

 

Recorrente: $[parte_autor_nome_completo]

Recorrido: $[parte_reu_razao_social]

 

PROCESSO: $[processo_numero_cnj]

ORIGEM: VARA DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DE $[processo_comarca]/$[processo_uf].

 

RAZÕES DO RECURSO INOMINADO

 

COLENDA TURMA RECURSAL

 

DA ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA

 

Por ser a Recorrente pessoa carente na acepção jurídica, sendo que não tem condições de arcar com o pagamento das custas processuais, sem prejuízo do seu próprio sustento, respeitosamente requer a concessão da justiça gratuita.

 

Conforme o art. 5º, inciso LXXIV, da Constituição Federal, e o art. 98, do CPC/2015, tem direito à gratuidade da justiça os que comprovarem insuficiência de recursos. 

 

I–DOS FATOS

 

Trata-se de RECURSO INOMINADO interposto pela requerente ante a decisão que julgou improcedente a Ação de Obrigação de Fazer c/c Danos Morais com Pedido de Tutela Antecipada de Urgência, processados no Juizado Especial Cível da Comarca de $[geral_informacao_generica].

 

Com efeito, em que pese o inquestionável saber jurídico do Julgador, este não primou a decisão atacada pela justa aplicação da lei e jurisprudência aos fatos, sendo a reforma medida imperativa de justiça, conforme será exposto a seguir.

 

II-DO DIREITO

II-A)-DAS RAZÓES PARA REFORMA DA SENTENÇA

 

Que o MM. Juiz a quo julgou improcedente os pedidos, sob os argumentos a seguir expostos, conforme sentença fundamentou o Juiz a quo: 

 

“Aprovado o contrato, como ocorreu no caso dos autos, a instituição financiadora repassa a instituição de ensino superior a primeira mensalidade do semestre, e após o pagamento de 01 parcela do financiamento, por parte do aluno, é feito o pagamento à faculdade, do restante das mensalidades.”

 

“No caso dos autos houve atraso no pagamento da primeira parcela do financiamento, razão pela qual a ré não fez o repasse à instituição de ensino, das demais mensalidades.”

 

“Alega a autora que não fez o pagamento da primeira parcela em tempo, pois, por mais que diligenciasse, não conseguiu receber o boleto respectivo.”

 

“Assim, é improcedente a pretensão autoral de que a ré repasse à IES as demais mensalidades do semestre, bem como o pedido de danos morais.”

 

“Pelo exposto, e por tudo mais que dos autos consta, JULGO IMPROCEDENTES OS PEDIDOS INICIAIS.”

 

Conforme argumentação do Juiz a quo, realmente houve atraso no pagamento do primeiro boleto, ocorre que o atraso não ocorreu por culpa da Recorrente, mas sim por culpa EXCLUSIVA DO RECORRIDO.

 

Importante destacar que o contrato entre as partes versa em uma das cláusulas que os boletos referentes aos pagamentos seriam enviados por email pelo Recorrido. Pois bem!

 

Após ter iniciado as aulas, a Recorrente percebeu que não foi encaminhado nenhum boleto para pagamento, assim direcionou-se a Secretaria da Faculdade para resolver a situação, ocorre que na Secretaria foi informada que seria encaminhado o boleto por email. 

 

Sendo assim, sem ter recebido o email, a Recorrente direcionou-se mais uma vez a Secretaria obtendo a mesma resposta, então realizou requerimento solicitando a solução do problema.

 

Passados alguns dias, após várias tentativas de tentar solucionar a situação, a Recorrente olhou a sua caixa de span e percebeu que havia chegado o primeiro boleto, sendo assim, realizou imediatamente o pagamento.

 

Conforme explanado e devidamente …

Danos Morais

ATRASO NO PAGAMENTO

Modelo de Recurso Inominado

Ação de Obrigação de Fazer