Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em ACEITAR, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Modelo de Inicial. Ação de Execução de Alimentos. Penhora de Bens. Pagamento de Quantia Devida | Adv.Bruno

BS

Bruno Luiz de Souza Silva

Advogado Especialista

7 Visualizações

Resumo

Petição

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA $[processo_vara] VARA CÍVEL DA COMARCA DE $[processo_comarca] – $[processo_uf]

 

 

 

 

 

Distribuído por dependência

 

Processo n° $[processo_numero_cnj]

 

JUSTIÇA GRATUITA

 

PRIORIDADE CRIANÇA

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo], $[parte_autor_nacionalidade], natural de $[geral_informacao_generica], nascida no dia $[geral_data_generica], menor impúbere, filha de $[geral_informacao_generica], inscrita no CPF sob o nº $[parte_autor_cpf], devidamente representada por sua genitora $[parte_autor_representante_nome_completo], $[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_maioridade], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], inscrito no CPF sob o nº $[parte_autor_cpf], RG nº $[parte_autor_rg], ambas residentes e domiciliadas na Rua $[parte_autor_endereco_completo], por seus advogados in fine nomeados e constituídos nos termos do incluso instrumento de mandato, com endereço profissional na Rua $[advogado_endereco], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fulcro no art. 523 e seguintes do Código de Processo Civil, propor a presente:

 

AÇÃO DE EXECUÇÃO DE ALIMENTOS C/C PENHORA DE BENS

 

em desfavor de $[parte_reu_nome_completo], $[parte_reu_nacionalidade], $[parte_reu_profissao], $[parte_reu_estado_civil], RG nº $[parte_reu_rg] e CPF nº $[parte_reu_cpf], domiciliado $[parte_reu_endereco_completo], pelas razões de fato e de direito a seguir aduzidas:

 

1. DA JUSTIÇA GRATUITA

 

A requerente é pobre no sentido legal do termo, não podendo, portanto, arcar com as despesas do processo, sem se privar do necessário à sua sobrevivência; neste sentido embasado tanto na lei quanto no entendimento Jurisprudencial que assim dispõe:

 

“A simples declaração do requerente de que não pode arcar com as despesas do processo, é suficiente ao deferimento da assistência judiciária cujo pedido pode ser feito com a própria inicial da ação, que deste modo não esta sujeito a preparo”.

 

Requer, pois, a concessão dos benefícios da Gratuidade da Justiça, nos termos da Lei 13.105/2015 artigo 98 e 99.

 

Declaração de Hipossuficiência em anexo.

 

2. DA TRAMITAÇÃO PRIORITÁRIA

 

Em conformidade com o artigo 141, caput, da Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), combinado com o artigo 1.048, inciso II, da Lei n. 13.105, de 16 de março de 2015 (Código de Processo Civil), será concedida prioridade para a prática de todos os atos processuais relativos às partes que se enquadrem, segundo as disposições da referida lei, como criança ou adolescente.

 

Posto isto, requer a tramitação prioritária do feito por se tratar de interesse de menor.

 

3. DOS FATOS

 

Aos $[geral_data_generica], foi celebrado acordo nos autos da ação de alimentos, nº $[geral_informacao_generica], cujo trâmite se deu perante a 1ª Vara Cível desta Comarca.

 

Neste, ficou estabelecido que o executado pagaria à exequente, 20% (vinte por cento) do salário mínimo vigente, até o dia 10 (dez) de cada mês, por meio de depósito em conta bancária de titularidade da genitora da exequente, $[geral_informacao_generica].

 

Sucede que o executado não cumpriu com os termos do acordo entabulado, uma vez que no ano de 2022, pagou apenas referente aos meses de abril, maio, junho, julho, setembro e outubro, e neste ano de 2023, a pensão referente ao mês de janeiro não foi paga. 

 

Assim, totalizam-se 07 meses em que o executado não efetuou o depósito da pensão, sendo que os últimos 03 meses estão sendo cobrados na Ação …

Penhora de bens

Ação de Execução de Alimentos

Modelo de Inicial

Pagamento de Quantia Devida