Direito Eleitoral

Modelo de Impugnação de Mandato Eletivo. Abuso de Poder [2023] | Adv.Carlos

14.1 mil

Petição Premium

  • Legislação Atualizada

  • Doutrina Atualizada

  • Jurisprudência Atualizada

  • Tipografia Jurídica

Sobre este documento

Petição

AO JUÍZO ELEITORAL DA $[PROCESSO_VARA]ª ZONA ELEITORAL DE  $[PROCESSO_COMARCA] $[PROCESSO_UF]

 

 

 

 

 

Resumo

1. CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO

2. ABUSO DE TPODER ECONÔMICO

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo],$[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], portador do $[parte_autor_rg] e inscrito no $[parte_autor_cpf], residente e domiciliado na $[parte_autor_endereco_completo],  por seu procurador infra assinado, vem à presença de Vossa Excelência,  propor a presente

 

AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO DE MANDATO ELETIVO

 

Em face de $[parte_reu_nome_completo], $[parte_reu_nacionalidade], $[parte_reu_estado_civil], $[parte_reu_profissao], inscrito no $[parte_reu_cpf] e $[parte_reu_rg], residente e domiciliado na $[parte_reu_endereco_completo], pelas razões de fato e de direito a seguir expostas:

 

 

 

  1. DA TEMPESTIVIDADE

 

A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo poderá ser interposta até 15 (quinze) dias contados da cerimônia solene da diplomação, como previsto pelo do Art. 14, § 10 da CF/88.

 

Assim, no presente caso o prazo inicial começou a fluir em $[geral_data_generica], tendo como prazo final o dia $[geral_data_generica], sendo tempestiva sua propositura.

 

 

 

  1. DOS FATOS

 

No dia $[geral_data_generica], o Impugnado foi diplomado pelo Juízo Eleitoral, para o cargo de  $[geral_informacao_generica].

 

Ocorre que houve a caracterizaçãode abuso do poder econômico, fraude e captação ilícita de votos pelo Impugnado, consistentes no oferecimento de:

 

  • Oferta de Cestas Básicas;
  • Oferta de Tijolos;
  • $[geral_informacao_generica].

 

 

Assim, o Impugnado dever ser impedido de continuar a exercer o mandato eletivo, nos termos que se passa a expor.

 

 

 

  1. DO DIREITO

 

Como é de conhecimento, a presente ação constitui um importante instrumento colocado à disposição dos legitimados para coibir os abusos praticados durante as campanhas eleitorais, para que o candidato chegue ao poder sem incorrer em nenhum tipo de abuso de poder econômico, corrupção ou fraude.

 

A AIME está prevista no Art. 14, §§ 10 e 11 da CF/88, os quais dispõem:

 

Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

[...]

§ 10 - O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomação, instruída a ação com provas de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude.§ 11 - A ação de impugnação de mandato tramitará em segredo de justiça, respondendo o autor, na forma da lei, se temerária ou de manifesta má-fé.

 

 

Portanto, a AIME visa à garantia e à defesa dos interesses difusos do eleitor, conforme entendimento doutrinário:

 

“[...] que foram manipulados no exercício do voto, votando num processo eleitoral impregnado pela fraude, corrupção e abusos, onde o mandamento nuclear do voto como princípio fundamental da soberania popular e político constitucional, é nulo de pleno direito, conforme dispõe o art. 175, § 3º, do Código Eleitoral, porque, o responsável pelas práticas ilícitas, é considerado inelegível, e os votos atribuídos aos candidatos inelegíveis, são votos essencialmente nulos de pleno direito.” (RAMAYANA, Marcos. Direito eleitoral. Editora Impetus; 16ª edição. 2018)

 

 

A captação ilícita de sufrágio, em termos de fraude, vem implícita em atos enganosos para captar votos, com dissimulação e disfarce na intenção de ludibriar o eleitor ou uma falsa imagem, para extrair dele o proveito político com promessas de vantagens oferecidas e outros expedientes utilizados pelos candidatos no período Eleitoral.

 

No caso em tela, a caracterização dos atos ilícitos consiste nos seguintes pontos:

 

  • Prestação gratuita dos serviços de $[geral_informacao_generica];
  •  Distribuição de $[geral_informacao_generica];

 

 

Atos cometidos sob o interesse do Impugnado, que claramente configuram captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico.

 

Nessa esfera, vejamos o que dispõe os …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Avançado

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 89,90
Mais escolhido
/mês

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca Avançada de Jurisprudência

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Gerador de Petições com IA
3 créditos /mês

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Continue navegando
captação ilícita de sufrágio
impugnação de mandato eletivo
abuso de poder econômico